domingo, 15 de julho de 2012


Cupcake de Guinness e Chocolate com Cream Cheese


Oi, gente!!
Amanhã, 17/03, é o Saint Patrick´s Day (dia de São Patrício). E para celebrar, preparei uma receita que leva Guinness, uma famosa cerveja irlandesa.
Para quem não sabe, São Patrício nasceu na Bretanha, e bem jovem foi raptado por piratas irlandeses e utilizado como escravo. Segundo a lenda, ele recebeu um recado de Deus para que fugisse para o litoral e retornasse para a Bretanha. Mais tarde retornou à Irlanda, já como Bispo, para realizar um trabalho de evangelização da população local. O dia de São Patricio é celebrado em 17/03, por ser o provável dia de sua morte.
Dizem que seu processo de evangelização contava com um trevo de 3 folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). E este é um dos símbolos dessa celebração, onde todos se vestem de verde, participam de caminhadas festivas com muita cantoria e cerveja!
Essa receita leva a cerveja Guinness, que é uma cerveja típica irlandesa e existe há mais de 300 anos. Ela é do tipo Stout, produzida a partir de cevada torrada, o que dá aquele malte escuro. Ela possui um sabor amargo do lúpulo, com o adocicado do malte.
Viram só! O Brigadeiro também é cultura!


Mas vamos à receita?? A original é da Nigella Lawson, e está aqui (minhas adaptações estão em itálico)
Ingredientes:
250ml de Guinness
250g de manteiga sem sal
75g cacau em pó
400g açúcar refinado
142ml sour cream (pode ser um creme azedo. Como não tinha, usei 150ml de iogurte integral)
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno a 180°C
Coloque a Guinness em uma panela larga, com a manteiga. Aqueça em fogo baixo até a manteiga derreter. Adicione o cacau e o açúcar e mexa bem. Desligue o forno.
Adicione a mistura de sour cream, ovos e baunilha. Por último a farinha de trigo e bicarbonato.
Leve ao forno. O meu demorou 35min pra ficar pronto. De acordo com a receita, leva de 45min a 1 hora. Bom ficar de olho!


Cobertura de Cream Cheese
Ingredientes:
300g cream cheese
150g açúcar de confeiteiro
125ml de nata (usei creme de leite fresco)
Modo de Fazer:
Bater bem o cream cheese até ficar bem lisinho. Adicionar o açúcar. Quando tiver bem misturado e sem bolotas, acrescentar o creme de leite ou nata. Bater até chegar na consistência que você preferir.


Então é isso! Bora colocar um U2, Cranberries... e aproveitar esse sabadão com muita alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário