segunda-feira, 16 de julho de 2012


Cupcake de limão e chocolate

Domingo é meu dia de Isaura. Aliás acredito que todo domingo o é para quem trabalha fora para quem é dona de casa todo dia é dia de Isaura! Hahahahaha... Acordei bem cedo, dei um bom passeio com a Ramona aproveitei para passar no meu trabalho e ver se o quarto das "celebs" que chegam hoje estavam o.k., na volta comprei coca zero (meu veneno favorito) e alvejante, cheguei em casa coloquei as meias do maridão de molho e comecei a colocar a roupa em dia ao mesmo tempo em que dava início ao preparo do gnocchi, dei uma varridinha alí e acolá, abri os armários para arejar, cuidei das plantinhas, voltei e terminei de fazer o gnocchi. De repente olho o rabinho mega balançante da Ramona dou uma espiadinha no corredor e vejo o Sr. Pudim que tinha acabado de acordar dei bom dia e perguntei se ele já estava com fome, servi o almoço, lavei a louça, tirei a roupaiada o varal e estendi mais algumas e preparei uns cups com os limões que acabara de tirar do limoeiro e finalmente sentei um pouquinho no parapeito da varandinha da frente com um livrinho, uma caneca de chá de capim santo e um docinho para relaxar e admirar o sol se despedindo e a noite chegando fresquinha, fresquinha.

Cupcake de limão com chocolate
Rendimento 12 cupcakes
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga com sal
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 1/3 de xícara de suco de limão acrescido de 4 colheres de sopa de leite
- Raspas de 1 limão siciliano
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento em pó
- 150g de chocolate meio amargo (usei 53%) derretido e temperado e transfers para dar um charminho.

Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira do cupcake peneire todos o ingredientes secos juntos, exceto o açúcar.
2. Na batedeira, em velocidade alta, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho.
3. Junte o ovo batendo bem após a adição.
4. Junte as raspas de limão e o suco de limão acrescido de leite. Bata bem5. Em velocidade baixa some a farinha delicadamente.
6. À mão misture o fermento.
7. Preencha 1/3 das forminhas.
8. Leve para assar por 20 minutos ou até estar dourado e um palito sair limpinho.
9. Depois de assado espere esfriar por 5 minutos e depois transfira para a grade de resfriamento.

Ganache de limão siciliano
Ingredientes
- 200g de chocolate branco picado
- 100ml de creme de leite UHT (usei 25% de gordura)
- 50ml de suco de limão siciliano
- Raspas de 2 limões siciliano
Modo de preparo: Derreta o chocolate no microondas (30 segundos e mexa bem, depois mais 30 e mexa bem... até derreter tudinho). Junte o creme de leite e mexa vigorosamente até que o chocolate e o creme de leite estejam bem uniformes. Acrescente o suco de limão e as raspinhas e mexa bem. Leve a geladeira por 30 minutos ou deixe em temperatura ambiente por 2 horas.


Montagem
1) Depois que o cupcake estiver resfriado volte com ele para a assadeira de cupcake, cubra com a ganache de limão. Utilize as costas de uma colher para espalhar e deixar a ganache bem lisinha. Atenção, não cubra até a borda da forma deixe um tiquinho de nada para cobrirmos com chocolate depois. Nessa hora a forminha deve soltar mas não se abale pois o chocolate vai manter todo mundo juntinho!
2) Coloque uma colher de sopa em cima de cada cupcake espalhe bem e depois bata a assadeira na mesa para espalhar bem o chocolate e tirar possíveis bolhas.
3) Corte quadrados de 6x6cm de transfer e coloque-os em cima do chocolate, passe o dedo por cima para colar bem!
4) Leve os cups para a geladeira por 15 minutos. Retire o transfer, delicadamente, e pronto!
Se não quiser usar o transfer você pode colocar uns confeitinhos, fazer uns rabiscos com chocolate branco... e por aí vai!

Hoje a maldade não vai na metade! Vai inteira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário