segunda-feira, 16 de julho de 2012


Cupcake de coca-cola (!?!)

Não precisa torcer o nariz, morrer, se esgoelar e achar que eu fiquei louca (até mesmo porque eu sou uma louca fofinha convicta)!!! Os puritanos que me condenem! O trem é bom, mesmo! Hahahahahaha.... minha avó sempre fazia bolo de coca-cola pra mim e nada mais justo do que comê-lo nessa semana revival da minha fase infante. Eu tenho um caso de amor e ódio com a coca-cola, amor porque como sou publicitária gosto da marca, das propagandas antigas (na minha casa tem posters antigos da coca, garrafinhas vintage, engradado de madeira...) e admiro muito como um "doce veneno" possa se manter no mercado firme e forte há 125 anos! E a segunda parte fica por conta do meu vício em coca-cola (zero). Vício, esse, que eu não me orgulho nem um pouco. Aliás, esse cupcake foi uma despedida pois definitivamente eu não tomo mais refrigerante nenhum desde domingo (passado). É a minha segunda tentativa esse ano mas dessa vez eu acho que é definitiva. Querida coca "cabei" contigo!

Cupcake de coca-cola
Tirei daqui
Rendimento 16 unidades
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1/4 de xícara de manteiga
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/2 xícara de coca-cola (não é zero, nem light, nem nada...)
- 1/4 de xícara de leite acrescido de 1 colher de café de vinagre
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de Preparo
1) Pré- aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Misture o leite com a baunilha. Reserve. Misture o cacau, o sal, a farinha, o bicarbonato e o fermento e peneire 2 vezes e depois com o auxílio de um fouet misture bem por 1 minuto. Reserve.
2) Em uma tigela de batedeira misture a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média alta por 3 minutos.
3) Adicione o ovo a mistura de manteiga batendo bem após a adição. 
4) Diminua a velocidade para média baixa e alternadamente misture a farinha, o leite e a coca. Não bata muito! Bata apenas o suficiente para incorporar os ingredientes a mistura.
5) Leve para assar  na grade mais baixa do forno. Asse até que o cupcake esteja firme ao toque ou até que o palito saia limpo (teste do palito). 
6) Deixe descansar na assadeira por 5 minutos e depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Eu recheei com brigadeiro e cobri com ganache de chocolate amargo

Metade da maldade


Uma boa idéia
Se sobrou ganache você pode congelar, mas também pode fazer mini voltinhas em cima de biscoitinhos (ou não) e deixar na geladeira por 15 minutos para firmar e depois servir. Fica um charminho!!! Dá uma olhada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário