segunda-feira, 16 de julho de 2012


Cupcake de canela com docinho de abóbora

"Cupcake de canela com doce de abóbora para festas juninas" "cupcake festa junina"
Coitada da nossa amiga abóbora. Outro dia questionei uma garotada que olhava com cara de nojo para um apetitoso doce de abóbora, que esfriava em uma compoteira, o motivo de tanta careta e escutei a seguinte pérola: " Não gostamos de doces de fazenda" (!?!). Curiosa perguntei o que eram os tais doces de fazenda e escutei o seguinte: "Coisa antiga, tia! Tipo doce de velho de fazenda, tipo doce de abóbora, goiabada de qualquer tipo, doce de mamão, doce de cascas (presumi que se tratava de laranja, limão...), doce de ovos, quindim, doce de leite de cortar, doce de queijo, aquele docinho amarelo em formato de gota... " eu disse chuvisco?! E eles: "hummm...é deve ser,...tia"
Comprovação n°1 - Tô velha e sou da fazenda! Hahahaha...
Comprovação n° 2 - A certeza do peso dos 30 quando uma garotada de 16-18 anos te chama de "Tia".
Comprovação n°3 - Essa juventude não sabe o que está perdendo!
Será que as gerações vão acabar com o nosso docinho de compota? Ah, não! Mamães vamos dar docinhos de fazenda para os filhos... vamos ver se a gente acaba com o trauma da fazenda!

Cupcake de Canela
Retirado daqui
Rendimento 12 cupcakes
- 4 colheres de sopa de manteiga 
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- raspinhas de 1/2 laranja
- 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes.
2) Na tigela da batedeira misture o açúcar, a manteiga. Bata em velocidade média alta por 5 minutos.
3) Diminua a velocidade para média e adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição. Adicione a canela e as raspinhas de laranja e bata por 30 segundos
4) Acrescente o leite e a farinha de trigo alternadamente e bata por no máximo 2 minutos apenas o  suficiente para agregá-los a massa. A mão misture o fermento delicadamente.
5) Preencha 3/4 da forminha e leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que a superficie esteja firme e dourada ou faça o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo está pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.
"Doce de abóbora com leite condensado" "Cupcake com doce de abóbora" "Cupcake para festa junina"

Docinho de abóbora
- 2 e 1/2 xícaras de abóbora de pescoço (seca) cozidas e espremidas (de preferência no microondas pois não fica com muita água)
- 100g de flocos de coco ou coco ralado natural
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de leite condensado
Decoração: Bico 8B da Wilton, saco de confeitar, cravos, canela em pau e uma misturinha de cravo e canela para polvilhar.
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Coloque em um refratário untado, cubra com plástico filme colado no doce e leve para a geladeira por 24 horas.
Se quiser recheie os cupcakes com parte do docinho e coloque o restante em um saco de confeitar. Senão já comece logo fazendo voltinhas com o doce nos cupcakes, enfeite com cravo e canela em pau e polvilhe açúcar com canela por cima.

Metade da maldade
"cupcake de canela" "Cupcake festa junina" "Doce de abóbora cremoso"

Nenhum comentário:

Postar um comentário